Mecânica

Pintura RockRider 8.1


Vou partilhar convosco em poucas palavras o processo da pintura.


Passo a passo


Antes







Lugar, desmontar todos os componentes, direção, transmissão e rodas, para que fique só o quadro;

despoluir a pintura para a que vai ser dada poder aderir;

pintar na cor de base que neste caso foi o branco;

isolar tudo o que não vai levar com a 2ª cor, neste foi o vermelho, ver foto em baixo;







pintar de vermelho, ver foto em baixo;






isolar toda a pintura para dar a 3ª cor, neste é o preto, depois de pintar o preto fica como a foto em baixo;





aplicar as decorações, RR 8.1 e o nome. A decoração foi feita em vinil, o resultado final, ver foto em baixo;







já com a pintura e decoração pronta dar acabamento final com uma camada de verniz;

montagem de todos os componentes, direção, transmissão, rodas, travões;






10º antes da montagem convém fazer a respectiva manutenção dos componentes, lubrificar todos os rolamentos e fazer uma limpeza.






O resultado final já com a bike montada.


Depois





Trabalho realizado pelo José Almeida


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Tipos de Bike

A Geometria.

Existem dois tipos de quadros.

Os rígidos, que podem utilizar suspensão somente na forqueta da frente; e os quadros de suspensão integral, que permitem utilizarem também a suspensão traseira.
A  opinião geral neste assunto é clara. Sem dúvida que uma bicicleta com suspensão total tem vantagens que superam largamente o aumento de peso
provocado pela sua existência. E mesmo esse aumento, nos dias de hoje, está a tornar-se insignificante devido a leveza e resistência dos materiais utilizados.
Por enquanto estas bicicletas devido ao seu preço estão ainda fora do alcance da maior parte das bolsas dos entusiastas deste desporto, mas este cenário está a mudar.
Outro aspecto é o de que a suspensão traseira afecta o rendimento do ciclista, contudo existem alguns tipos de "desenho de quadro - Suspensão Activa" em que a forma como a suspensão é integrada torna esse efeito quase nulo. Ou seja, do meu ponto de vista as desvantagens são poucas.
Por outro lado, este tipo de suspensão ajuda a diminuir a fadiga sentida pelo
praticante, pois o seu corpo, nomeadamente as costas, deixam de fazer de
amortecedor e aumenta o controlo sobre a bicicleta.
Logo de início são notórias as francas melhorias nas velocidades de descida e a ultrapassar trechos que antes pareciam insuperáveis. A própria tracção em subida aumenta pois a roda traseira está em permanente contacto com o chão.


O tamanho do quadro.


A forma utilizada pelos fabricantes para ver qual o tamanho do quadro é
conseguida através da medição feita entre o tubo do selim e o eixo dos pedais. Ao efectuar a sua compra pergunte qual é o tamanho mais adequado para si.
Contudo, para ter uma noção mais exacta sobre esta matéria e não se sentir
enganado, sente-se no selim e com a manivela do pedal alinhada no seguimento do tubo, pouse o calcanhar no pedal. A perna deverá estar direita mas não demasiado esticada. Lembre-se que pode regular a altura do selim mas o espigão onde este está montado não deverá estar nem muito para dentro do quadro nem muito para fora. Regra geral o espigão tem uma marca limite que deve ser respeitada para evitar danos graves no quadro. Coloque agora as mãos no guiador as suas costas não devem estar nem muito esticadas nem muito curvadas. A posição deve ser confortável lembre-se que vai passar muito tempo assim. Pode ainda mudar o espigão do guiador para alterar a posição.
Por último colocar ambos os pés no chão e ver se tem um espaço livre entre as virilhas e o quadro de mais ou menos 6 a 10 cm para que as manobras sejam facilitadas e as pancadas sejam menos dolorosas.